quinta-feira, 19 de maio de 2011






3 comentários:

  1. O aluno André bateu uma fotos para o tema PROFISSÃO do projeto.

    ResponderExcluir
  2. O mundo da reparação pode ser fascinante para muita gente que desde cedo alimenta o sonho de ser mecânico, uma profissão de valor que merece muito preparo e dedicação

    ResponderExcluir
  3. "O mecânico vive um momento sem igual em toda a sua história em termos de reconhecimento, tecnologia e atualização", comenta Salvador Parisi, diretor de Normalização e Certificação do Sindirepa-SP. Ele explica que os mecânicos de hoje têm preparação diferente dos profissionais de 40 anos atrás, que tinham a sensibilidade e a habilidade manual como prioridades em suas carreiras e trabalhavam com o feeling (sentidos) aguçado na hora de descobrir o problema e reparar o dano.

    "Hoje, essa situação mudou e a sensibilidade e a capacidade manual, apesar de serem importantes, não é tudo na profissão. O mecânico atual tem que ter, além da habilidade, conhecimento técnico, noções de física e matemática, informática, metodologia na hora do conserto, e até mesmo um pouco de inglês e espanhol para auxiliar na leitura de manuais e apostilas técnicas", analisa Parisi.

    Ele diz ainda que o mecânico precisa tomar muito cuidado com os aspectos legais da profissão, afinal na lei de defesa do consumidor está explicito que todo serviço deve atender às normas adequadas ao ramo de atividades e isso não é diferente nos serviços prestados na oficina. "Não dá mais para viver na marginalidade da profissão, como era nos anos passados, hoje existe o compromisso da atividade com o cliente e o mecânico é cobrado por isso", diz.

    O conselho de Parisi para quem quer começar na profissão é procurar formação em escolas técnicas reconhecidas pelo MEC, como o SENAI e outras instituições. "A base é fundamental para a formação, além disso, se o desejo é montar uma oficina, o melhor é pedir ajuda ao SEBRAE", completa.

    ResponderExcluir

Seguidores